domingo, 15 de novembro de 2009

Padrão de Ideias Encaracoladas

Bernardo, a tua espera chegou ao fim, aqui está a minha primeira tentativa de uma micro-narrativa. Não prometo nada, espero que seja do agrado dos leitores. Oxalá a gripe A não me tenha afectado a inspiração (transpiração, talvez) poética.
Agradeço comentários.
Tiago Correia.



Padrão de Ideias Encaracoladas
É um padrão, está interligado. Uma ideia, um pensamento. O estranho funde-se no comum, porque, de facto, nunca se sobressaiu. Nada mais que uma trança caótica, preto no branco, indiscreto. A raiz desconhecida, o fim obscuro.
Não é simples, nunca foi e certamente que nunca será. Envolto numa névoa de incertezas, o caminho está bem definido para quem o deve percorrer.
Muito mais que simples linhas, a organização está oprimida. Será? O nonsense omnipresente define os limites da originalidade, uma preocupação constante de inovar.
Um título, significados inúmeros. Um mar às cores flui sem pretensões de parar, imune às opiniões.
Pensando bem, nada é pessoal.

13 comentários:

  1. O texto está muito bem construído, e li-o várias vezes para confirmar os vários sentidos que as palavras que escreves-te podiam ter. As minhas interpretaçoes podem estar erradas ou muito diferentes da tua mas apenas tenho uma questao. Como é que o titulo se enquadra com a narrativa?

    Rita A.

    ResponderEliminar
  2. Bem Tiago deves ter comido uma gelatina de pieguices ao lanche!!!! Tens que me dar um bocado do teu lado emocional para eu escrever um décimo do que tu escreveste!!
    Parabéns, está espectacular!!

    ResponderEliminar
  3. O enquadramento do título no resto do texto é feito por cada um. Eu terei uma explicação, tu terás outra. Difere da forma como olhas para o texto.

    ResponderEliminar
  4. Bastante filosófico Tiago... vou ter de o ler e reler várias vezes para o intrepertar.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. A escrita é pertença do autor, a significação é sempre uma construção nossa. E como em tudo, há construções simples e outras mais complexas. Além disso, um texto é sempre LINGUAGEM! Nem sempre a entendemos, nem isso é mau. No caso da escrita do teu texto, gosto de ver que é uma escrita adulta! Parece-me um texto que fala dele mesmo, da escrita dos textos e do que eles representam: um caminho onde as ideias se ligam conforme podemos entendê-las. Quem quiser ler uma história, escolha outro texto. Parabéns, Tiago!

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  6. Nem todos podem compreender...escreveste com o teu propósito de uma forma filosófica, deixaste algo que dá que pensar e interpretar, por isso deixas que cada leitor interprete à sua maneira...mas foram as tuas palavras e pensamentos que ficam contigo...um "mistério" muito interessante...eu entendi à minha maneira.
    Eu vou contrariar o final neste caso será o contário "Pensando bem, nada é pessoal", e será "Pensando bem, é muito pessoal" pois nem todos vão conseguir "entrar" nos teus sentidos...
    Parabéns! Quem sabe serás um grande filósofo!
    LyricMoon

    ResponderEliminar
  7. Professor, concordo plenamente quando diz que a escrita é pertença do autor. É 100% verdade. E também é verdade que, como referiu na aula, o sentido atribuído ao texto por mim é diferente da sua interpretação (como seria de esperar).

    ResponderEliminar
  8. Só dor de cotovelo, Umbelino.
    Tiago, está lindo, mas como te disse na biblioteca não cheguei lá. Li mais sete vezes e lá tirei umas conclusões :p
    Escreves duma forma que parece que tens 30 anos, aliás quem dera a muita gente com 30 anos escrever como tu.
    Espero um dia ser assim tão inteligente ahah.

    Marta Fatela

    ResponderEliminar
  9. Marta, estás-me a envergonhar com elogios :) fico feliz por teres tirado conclusões, é esse o objectivo do texto. Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Tiago o texto está espectacular. Só pude comentar agora, já li o de cima e fiquei novamente surpreendidade. Fazem-me de facto pensar e a linguagem que usas.. wow é muito boa.
    Tenho uma ideia do teu texto. Gostava que me explicasses no que pensas-te, para ver se algo se enquadra.
    Parabéns (:
    está lindo

    ResponderEliminar
  11. Muitooo bom, Parabéns... so tenho uma coisa a dizer a tua escrita é brilhante!!

    ResponderEliminar
  12. Tiago, até fico com medo dos teus textos x) Tive de relê-lo sei lá quantas vezes, e mesmo assim acho que não compreendi tudo o que havia para compreender.

    Escreves demasiado bem para um rapaz de 15/16 anos. E devo dizer-te que de mentalidade estás MUITO para além dos 15 anos!

    A tua micro narrativa está excelente , mais que excelente :D

    ResponderEliminar