domingo, 15 de novembro de 2009

Pensamentos

Tenho quinze anos. Recordo-os num segundo e tal intriga-me. Tudo o que me resta de quinze anos de vida são memórias, possíveis de reavivar, mas nunca de reviver. Quinze anos que passaram num ápice... Será que me acontecerá o mesmo quando tiver noventa anos, terá toda a minha vida passado num ápice? Porque existirá o Passado, ou melhor, porque existirá o Presente, se torna o Passado e o Futuro irrelevantes, inantígíveis? Pergunto-me por que lhe terão chamado Presente... Será uma dádiva? Mas então, por que não pára de correr? Por que razão essa pressa que me traz tanto desgosto? Porque é que apenas corre num sentido?
E se quiser voltar atrás... ?

Pedro Cal

11 comentários:

  1. Boa, Pedro. Já cá está o prometido texto. Gostei sobretudo do final. Voltar atrás é viver o passado num estranho presente, que nesse instante o passado representa? Boa questão! Venham mais textos.

    Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  2. Bernardo Viana Maya Vicente15 de novembro de 2009 às 23:33

    Texto muito directo. Gostei especialmente como conseguiste dizer tanto com tão poucas palavras. "Porque existirá o Passado, ou melhor, porque existirá o Presente, se torna o Passado e o Futuro irrelevantes, inantígíveis?" , é uma passagem marcante, e de longe uma das melhores que este blog irá ter na sua existência.
    Espero por mais teu,
    Bernardo Viana Maya Vicente

    ResponderEliminar
  3. Podes voltar "atrás" vivendo sem palavras como passado, presente ou futuro...são apenas palavras e eu sinto tudo o que disseste e já vivi mais anos.. mas continuo no mesmo patamar...os meus pensamentos e tudo mais são a minha pessoa até aos 100 anos, não existem pensamentos diferentes com o passar do tempo e sabes porque? Porque viver é pensar sem passado presente ou futuro é viver o momento e nunca deixarmos de parte nossa personalidade e a nossa parte "criança".
    Espero que tenhas entendido... sem dúvida escreveste algo que já senti...
    LyricMoon

    ResponderEliminar
  4. Mais textos, é disto que o blog precisa. Cal, parabéms, gostei muito de ler o teu texto. Muitas questões que dão que pensar.
    Continua assim!

    ResponderEliminar
  5. Cal, de todos os textos que estao no blog este foi o que mais me tocou e com o qual mais me identifico.

    Porque é que apenas corre num sentido?
    E se quiser voltar atrás... ?

    Este final esta brilhante!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante do teu texto, e na verdade concordo contigo, como é possivel de quinze, quarenta ou noventa anos de vida só sobrarem memórias? Apesar de tudo, tudo aquilo que és hoje deveu-se aos teus quinze anos.
    Na minha opinião somos todos uma espécie de "memória em pessoa".

    Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  7. O texto está lindo! Quando o lemos com toda a atenção tendo em conta todos os detalhes certas passagens ficam-nos na cabeça e dão mesmo que pensar.

    "Porque existirá o Passado, ou melhor, porque existirá o Presente, se torna o Passado e o Futuro irrelevantes, inantígíveis?"
    Amei esta passagem, está mesmo perfeita!

    Rita A.

    ResponderEliminar
  8. boa escrita e bom sentido de visão do mundo exterior, continua cal


    Henrique VS

    ResponderEliminar
  9. o texto está realemente muito bom. Muito conciso, directo, mas a fazer pensar. Há só uma coisa à qual talvez me oponha.. Dizes que o futuro e o passado são algo inatingíveis, porque o presente existe, mas se pensarmos o que é realmente o presente? O que eu estou escrever agora já começa a ser passado. O que eu escreverei a seguir é futuro, que rapidamente passará a presente e depois passado. Tudo está interligado, e por vezes não consigo encontrar o presente. Não sei se me fiz entender, mas é o que penso...
    Parabens (':

    ResponderEliminar
  10. Adorei! Parabéns... quando estava a ler o teu texto, vieram-me algumas recordações ao pensamento.. Gostei muito

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Cal, está espectacular!!

    Adoro a maneira como acabas, "Porque é que apenas corre num sentido?
    E se quiser voltar atrás... ?"

    Margarida Coutinho

    ResponderEliminar